BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


AJUDAR QUEM PRECISA

“Ajudar quem precisa”. É este o título, colocado por baixo de uma grande foto da reunião de D. Gilberto Reis com o Nova Esperança, na primeira página do semanário diocesano “Notícias de Setúbal”. Na terceira página, pode ler-se o desenvolvimento da notícia desta reunião, a qual passamos a reproduzir:

700 pessoas apoiadas

Um dos pontos altos da visita ao grupo de acção social da paróquia, Grupo Nova Esperança, que conta com uma grande equipa de voluntários, que mantêm uma estrutura organizada e de forma a garantir a todos os meses um «avio» para as famílias mais carenciadas. Presentemente são cerca de 150 famílias a ser beneficiadas, num total de cerca de 700 pessoas, de alimentos vindos do Banco Alimentar e da Segurança Social. Para além dos alimentos, também são dadas roupas, e ainda é feito um acompanhamento a todas as famílias sobre a sua situação laboral. De acordo com o Padre Emídio dos Santos, o pároco da Baixa da Banheira, este acompanhamento o que visa, não é ajudar eternamente a família, mas fazê-la dar o salto para fazer face à crise que se atravessa, realçando que o número de necessitados tem vindo a aumentar, embora seja preciso ver realmente quem precisa dela.
O prelado conheceu as instalações do grupo e fez variadas perguntas aos cerca de 15 elementos presentes. D. Gilberto dos Reis deixou uma mensagem de incentivo a todos e de alerta, para que as pessoas que beneficiam destas ajudas «não se habituem só a receber, mas também a dar», e, nesse sentido, seria desejável que houvesse uma educação por parte do grupo.

Por Bruno Máximo Leite

Recorte da primeira página do jornal "Notícias de Setubal"

Sem comentários: