BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NOVA ESPERANÇA NO SIMPÓSIO “REINVENTAR A SOLIDARIEDADE (EM TEMPOS DE CRISE)”

O Nova Esperança marcou presença no Simpósio “Reinventar a Solidariedade (em tempos de crise)”, organizado e promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, no dia 15 de Maio, no Centro de Congressos de Lisboa, enquadrado nas celebrações do cinquentenário do Santuário de Cristo Rei (Almada), tendo estado presentes cerca de 1100 pessoas.


Visando a interpelação da sociedade portuguesa e a convocatória de todos os cidadãos para uma reflexão alargada e profunda sobre o futuro da solidariedade e o modelo de desenvolvimento das sociedades hodiernas, pretendeu-se debater premissas, ideias e iniciativas susceptíveis de contribuir para uma existência mais humana e solidária. Procurou-se não só INSPIRAR e MOBILIZAR para a acção, como RECONHECER os gestos e iniciativas que diariamente são expressão de solidariedade, dentro e fora da Igreja.


Uma das conclusões que se retirou, foi a de que parte da solução para a fase conturbada que se vive passa pelo reacender de um certo sentido de comunitarismo, mobilizando todos para formas de participação nos lugares, sendo imprescindível que cada um se envolva no seu prédio, na sua rua, no seu bairro, na sua paróquia, na sua escola e em todas as áreas possíveis do meio envolvente.

O desafio lançado foi o de cada um individual e colectivamente promover e desenvolver a solidariedade entendida como expressão de Amor pelo próximo, por todas as formas de vida e pelas futuras gerações. Uma das formas mais repetidamente propostas para a prossecução desta finalidade, foi a da criação de grupos de acção social em todas as paróquias de forma a possibilitar o contacto directo com cada local e com cada população, de forma a implementar-se uma consequente intervenção directa e ajustada às necessidades e capacidades existentes e diagnosticadas.


Tendo em conta esta recomendação, pode-se afirmar que o Nova Esperança é pioneiro e precursor nesta acção, visto que já o faz! Importa agora continuar caminho, desenvolver métodos, estratégias, ideias e iniciativas, e continuar a rumar frente aos desafios que a sociedade em constante mudança continuamente coloca. Com a inspiração divina, e o auxílio de todos, isso será possível!

Resta referir o cumprimento gentil que o grupo presente obteve por parte do Sr. Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Sem comentários: