BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


BANCO ALIMENTAR AJUDOU CINCO MILHÕES DE EUROPEUS

Cerca de cinco milhões de pessoas em toda a Europa receberam em 2010 mais de 359 mil toneladas de alimentos dos Bancos Alimentares Contra a Fome, cujos responsáveis estão reunidos em Lisboa até sábado.
Os 240 Bancos Alimentares Contra a Fome (BACF) que existem na Europa distribuíram um total de 359 458 toneladas de alimentos a 4,9 milhões de pessoas», diz o comunicado da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares (FPBA), de acordo com a Lusa.
Ajudar quase cinco milhões de pessoas é possível graças ao trabalho dos 7800 voluntários regulares e às «centenas de milhares» de pessoas que se mobilizam na época das campanhas realizadas pelos BACF junto dos supermercados.
Na próxima sexta-feira e sábado 80 representantes dos BACF de 23 países europeus irão reunir-se em Lisboa para debater o tema do voluntariado e discutir questões como o recrutamento, a integração e fidelização dos voluntários.
Os BACF conseguem distribuir ao longo de todo o ano os géneros alimentares recorrendo a Instituições de Solidariedade Social, sendo que em 2010 foram 26810 instituições em toda a Europa.
«Numa altura em que as consequências da crise económica e financeira se fazem sentir da vida de tantos europeus, a ação dos Bancos Alimentares fazem uma verdadeira diferença no quotidiano de tantas pessoas», defende Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, num comunicado enviado pela FPBA.
Em Portugal o primeiro BACF abriu em 1991 e já são 19 os Bancos Alimentares em todo o país, que contribuem para a alimentação de 295 mil pessoas necessitadas através de 1950 instituições de solidariedade.

Sem comentários: