BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


A MONTANHA PARIU UM RATO

Foram poucos os restaurantes a aderir à Campanha Nacional para o Direito à Alimentação e muitas autarquias preferiram não avançar com o projecto. Em Lisboa, a vereadora Helena Roseta garante que «a campanha pariu um rato».

O programa, lançado há cerca de um ano com o patrocínio do Presidente da República, propunha-se criar uma «Rede Nacional de Solidariedade» que oferecesse refeições a pessoas «em situação especialmente difícil».

Com o anúncio do aumento do IVA para a restauração, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) alertou esta semana que o projecto poderia ficar em risco.

No entanto, algumas autarquias envolvidas garantem que a campanha está parada por ausência de restaurantes dispostos a fornecer refeições.

«Foi uma manobra de propaganda. Os restaurantes fizeram o seu número e depois cortaram-se. Aqui em Lisboa, a campanha pariu um rato», criticou a vereadora da Acção Social na Câmara Municipal de Lisboa, Helena Roseta.

A autarquia identificou as freguesias com mais idosos isolados e seleccionou 74 famílias. «Só responderam positivamente três restaurantes, por isso insistimos para ver se aderiam mais, mas o resultado foi que passámos de três para zero», lamentou Helena Roseta.

Fonte: TVI 24

Sem comentários: