BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


CÁRITAS QUER SÉNIORES MAIS PERTO DO MERCADO DE TRABALHO

A "Cáritas Portuguesa" apresenta no próximo dia 23 de Julho  às 17h, na Associação Comercial Portuguesa, em Lisboa, o arranque do projecto  "Rede de Competências Cáritas". Trata-se da criação de uma rede de competências dirigida a pessoas com mais de 45 anos, activas, desempregadas ou reformadas no sentido de as aproximar do mercado de trabalho.
Esta rede vai possibilitar a comunicação entre quem procura emprego e empresas numa lógica de partilha de competências técnico-profissionais com possíveis empregadores, compartilhando experiências e possibilitando condições para um envelhecimento activo e enriquecedor. Com esta rede, que disponibiliza por um lado o perfil de competências de cidadãos e por outro, projectos de trabalho empresarial ou social, procura-se dar resposta à sustentação de um envelhecimento activo e combater a exclusão do mercado de trabalho dos mais velhos.
O desafio para a construção da necessária ferramenta tecnológica foi lançado à comunidade de investigação que integra o portal Inocrowd. Para a melhor solução que criasse a plataforma tecnológica para a geração, gestão e disseminação desta rede social inovadora dedicada à partilha de informação entre a população mais velha activa, foi atribuído o prémio de 5 000€.
Ao repto divulgado em Outubro, responderam cinco projectostendo sido seleccionada a proposta apresentada por uma equipa de investigadores e docentes da Universidade do Porto, coordenada pelo Professor Doutor Marco Montalto. Prevê-se para finais de Novembro o lançamento desta plataforma.
Recorde-se que este trabalho nasceu âmbito do "Ano Europeu para o Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações tendo a Cáritas Portuguesa" constituído um grupo de trabalho, coordenado por Maria do Rosário Carneiro. Este grupo definiu um programa no qual se integra esta rede de competências e outras iniciativas que procuram criar oportunidades para que mulheres e homens mais velhos possam manter o controlo das suas vidas e continuarem a contribuir activamente para a sociedade.

Sem comentários: