BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DA INTERVENÇÃO DA IGREJA

O Grupo Nova Esperança, em representação da Paróquia da Baixa da Banheira, esteve presente na primeira reunião realizada entre vários Actores Sociais das Instituições Sociais da Igreja, que se realizou em Fátima no dia 29 de Junho de 2009, convocada pelo Dr. Acácio Catarino, promovida pelo Núcleo de Observação Social que também integra (um dos seus elementos presentes foi o Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas).

Dr. Eugénio Fonseca

Dr. Acácio Catarino

A finalidade foi debater os moldes da organização e constituição de um Observatório Social da Intervenção da Igreja. Tendo-se em conta os efeitos nefastos do período de crise que se atravessa, e que leva a que o número de pessoas em situação de carência acrescida solicite o auxílio das diversas instituições da Igreja, urge a necessidade de se organizar os dados de uma forma concreta e objectiva de forma a deles se poder obter uma leitura e reflexão que permita uma acção mais eficaz e concertada. A importância da criação de "instrumentos" de leitura e avaliação da realidade social e da acção revela-se cada vez mais premente. Só desta forma se pode fundamentar o trabalho que se afirma existir na empiria, quantificando-o, e dessa forma, prová-lo e credibilizá-lo.

No fundo, tal como existe o Instituto Nacional de Estatística, com indicadores que medem diversas variáveis sociais, é necessário que especificamente na intervenção da Igreja exista também algo que o faça.

Assim, foi construído um instrumento de análise tipificado a ser utilizado/aplicado por todos os parceiros que aceitem participar, de forma a tornar concretizáveis os principais objectivos deste Observatório Social da Intervenção da Igreja:
- Conhecer e quantificar os problemas concretos;
- Difundir o seu conhecimento à Sociedade;
- Apresentar possíveis soluções de acção modificadora.

Este instrumento permitirá obter estudos internos levados a cabo por todos os grupos da Igreja a actuar no "terreno", a serem enviados mensalmente para as respectivas Cáritas Diocesanas, para posterior agregação e análise de dados.

Quando um ano tiver passado, proceder-se-á a nova reunião com o objectivo de monitorizar e avaliar tudo o que se realizou, de se proceder às correcções necessárias, de se reflectir sobre o conhecimentos obtido, de lançar pistas de acção e delinear o caminho a seguir.

Sem comentários: