Dr. Eugénio Fonseca
Dr. Acácio Catarino
A finalidade foi debater os moldes da organização e constituição de um Observatório Social da Intervenção da Igreja. Tendo-se em conta os efeitos nefastos do período de crise que se atravessa, e que leva a que o número de pessoas em situação de carência acrescida solicite o auxílio das diversas instituições da Igreja, urge a necessidade de se organizar os dados de uma forma concreta e objectiva de forma a deles se poder obter uma leitura e reflexão que permita uma acção mais eficaz e concertada. A importância da criação de "instrumentos" de leitura e avaliação da realidade social e da acção revela-se cada vez mais premente. Só desta forma se pode fundamentar o trabalho que se afirma existir na empiria, quantificando-o, e dessa forma, prová-lo e credibilizá-lo.
No fundo, tal como existe o Instituto Nacional de Estatística, com indicadores que medem diversas variáveis sociais, é necessário que especificamente na intervenção da Igreja exista também algo que o faça.
Assim, foi construído um instrumento de análise tipificado a ser utilizado/aplicado por todos os parceiros que aceitem participar, de forma a tornar concretizáveis os principais objectivos deste Observatório Social da Intervenção da Igreja:
- Conhecer e quantificar os problemas concretos;
- Difundir o seu conhecimento à Sociedade;
- Apresentar possíveis soluções de acção modificadora.
Este instrumento permitirá obter estudos internos levados a cabo por todos os grupos da Igreja a actuar no "terreno", a serem enviados mensalmente para as respectivas Cáritas Diocesanas, para posterior agregação e análise de dados.
Quando um ano tiver passado, proceder-se-á a nova reunião com o objectivo de monitorizar e avaliar tudo o que se realizou, de se proceder às correcções necessárias, de se reflectir sobre o conhecimentos obtido, de lançar pistas de acção e delinear o caminho a seguir.
Sem comentários:
Enviar um comentário