BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


MARCHA CONTRA A FOME ANGARIOU 43 MIL EUROS

Cerca de 3.500 pessoas participaram este domingo na Marcha contra a Fome em Lisboa, que angariou 43 mil euros para ajudar a erradicar a fome nos países mais pobres. Este ano, pela primeira vez, os portugueses também serão apoiados, escreve a Lusa.

Lisboa e Porto foram as cidades escolhidas para a sétima edição da marcha «Walk the World», uma iniciativa que se realiza em 58 países e foi criada para ajudar a atingir um dos objectivos da Campanha do Milénio da Organização das Nações Unidas: erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015.

«A quase totalidade das receitas é canalizada para o Programa Alimentar das Nações Unidas. Mas, como a situação no nosso país está mais sensível, conseguimos que 25 por cento das receitas da marcha fossem destinadas a projectos locais», contou à Lusa Carlos Courelas, responsável pelo evento que começou esta manhã em Lisboa, junto à Torre de Belém.

O dinheiro conseguido será entregue à Cáritas Portuguesa, que trabalha no terreno com as famílias mais carenciadas. 

José Manuel Cordeiro, da direcção nacional da instituição religiosa, sublinhou a importância desta ajuda para uma organização que no ano passado viu «aumentar os pedidos de ajuda em 40 por cento».

«Existem situações muito graves de pobreza e a fome é um dos problemas que a Cáritas faz questão de combater», disse José Manuel Cordeiro, sublinhando que a organização tem projectos direccionados para as crianças, assim como uma preocupação especial com o fenómeno da «fome escondida». 

Foi precisamente o problema da fome «envergonhada» que levou Maria Emília Jorge, 64 anos, e Maria Gabriel, 61, a participar na marcha, que terminou por volta da hora do almoço na Pala das Docas.

«Se todos dermos um bocadinho de nós podemos aliviar este problema: hoje há muita fome encoberta», lamentou Maria Emília Jorge.

Mesmo ao lado, uma família e amigos sublinhavam a importância de «olhar pelas outras pessoas, mesmo as desconhecidas», até porque «ninguém sabe o dia de amanhã», resumiu Sónia Justo, 36 anos.

As estimativas do ano passado apontam para a existência de cerca de 500 mil portugueses com carências alimentares. A estes juntam-se ainda os inúmeros casos que são desconhecidos, de famílias que nos últimos tempos perderam tudo. 

Mas, olhando para além da fronteira nacional, a situação é ainda mais preocupante: «Não estamos a falar de realidades sequer semelhantes. Este dinheiro vai ajudar principalmente quem nada tem, ou seja, quem não tem sequer acesso a alimentos», sublinhou Carlos Courelas, referindo-se aos 75 por cento das receitas conseguidas com a iniciativa, que vão seguir para o Programa Alimentar das Nações Unidas.


TVI 24

Sem comentários: