BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


ENCONTRO DIOCESANO DOS AGENTES DA ACÇÃO SOCIAL E CARITATIVA

No passado dia 13 de Dezembro, o Grupo Nova Esperança esteve representado neste encontro por alguns dos seus voluntários, que participaram no debate moderado pela Drª. Madalena Reverendo Cruz, da comissão Diocesana Justiça e Paz.
Este encontro teve como objectivo relacionar o testemunho dos leigos, integrados no “sacerdócio comum dos fiéis” e dos presbíteros, ordenados para o sacerdócio ministerial, com a “missão irrenunciável da Igreja” que é a de contribuir para a construção de comunidades humanas mais justas e fraternas, apoiados na “prática organizada da caridade”.

Este encontro foi dirigido a todos(as) colaboradores(as) (Direcções, funcionários e voluntários) de todas as instituições eclesiais comprometidas na acção social e caritativa, incluindo grupos sócio caritativos, caritas paroquiais e vicentinas.

Fizeram parte do programa deste encontro, as seguintes entidades:

• Sr. Vigário Geral, Rev. mo Pe. João José Aires Lobato
• Prof. Doutor João César das Neves, Docente da Faculdade de Economia de Lisboa da UCP
• Drª Alda Couceiro, Vicentina da paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem – Moita
• Pe. Valentim Gonçalves, Pároco do Prior Velho
• Pe. João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral dos Reclusos
• Pe. Mário Silva, Director da CEPAC – Migrantes
• Pe. José Álvaro da Silva Lavarinhas, Irmão de São João de Deus – Saúde Mental

Foram interrompidos os trabalhos deste encontro, às 12:00 horas, para que todos pudessem participar na celebração da eucaristia, com a comunidade paroquial de Santa Maria do Barreiro.


Pelas 13:00 horas, foi servido um almoço de confraternização no refeitório do Externato anexo à Igreja.

Foram retomados os trabalhos, pelas 14:30 horas.

A encerrar este encontro esteve presente S. Ex.cia Rev.ma D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, que dirigiu a todos os presentes algumas orientações pastorais.

Sem comentários: