BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


NOVA ESPERANÇA VISITA RECLUSOS

O "Nova Esperança" disponibilizou um grupo de 17 jovens elementos, para levar um pouco de alegria e esperança ao "Estabelecimento Prisional Regional do Montijo".

À chegada, fomos acolhidos com grande simpatia e profissionalismo pelos funcionários do Estabelecimento, após os normais procedimentos de segurança, (identificação e revista) acompanharam-nos pelas instalações até ao nosso destino, nesta pequena viagem podémos verificar que para dentro dos altos muros, o edifício encontra-se em excelentes condições, limpo e cuidado.

Até aqui tudo estava a correr bem, os medos dissipavam-se, mas ainda faltava conhecer o nosso público. A sala de convívio é espaçosa, dispusemos as cadeiras em redor do pequeno espaço onde decidimos que iria decorrer a encenação, de seguida vestimos as túnicas, preparámos os adereços e estávamos prontos. Colocámo-nos junto da porta para saudar quem ia entrando, pouco a pouco as cadeiras ficaram ocupadas e o silêncio da sala ia-se quebrando. Estávamos rodeados de reclusos? Á nossa frente apenas vimos homens muito jovens que nos olhavam com espanto e deslumbramento.

Agora já sabemos ao que viemos. O primeiro passo é interagir e depois foi deixar a festa acontecer, representámos, cantámos, rimos e aplaudimos em unísono. O tempo não perdoa e já era tempo de despedida, um abraço… um obrigado… um adeus…
Estávamos felizes e o Natal aconteceu.

Antónia Gato

1 comentário:

Mr Iman disse...

Foi tão fixe =)

Iremos organizar mais e melhores momentos destes, momentos para nós, e momentos para quem mais precisa...