BEM VINDO À ASSOCIAÇÃO NOVA ESPERANÇA

BEM VINDO À NOVA ESPERANÇA

A "Associação de Leigos Nova Esperança" é uma expressão pastoral da Paróquia da Baixa da Banheira. A força de acção que lhe dá vida é totalmente voluntária. Os seus elementos, de diferentes faixas etárias, com variadas categorias profissionais, completam o puzzle do "amor ao próximo" no encontro com múltiplas situações sociais, de dor humana, marginalidade, pobreza, desemprego, toxicodependência, de falta de habitação e de bens essenciais à vida.
O encontro dos elementos desta Associação com aqueles que nos batem à porta, acontece num clima de vida, de uma nova esperança, de dignidade, tendo como pano de fundo o olhar terno e meigo de Deus.


QUANDO SE ACREDITA, O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO ACONTECE E ESTÁ À VISTA DE TODOS.

Enquanto colaborava com O Banco Alimentar contra a fome, não conseguia deixar de dar graças por também eu participar neste triângulo de amor. Deste lado a coragem de ser voluntário, o trabalho e o esforço de quem não baixa os braços quando é preciso mudar o mundo, depois a alegria de ter aqui ao meu lado, algumas das sementes de esperança que semeamos na catequese, são jovens em flor e não tenho a menor duvida que darão muitos e bons frutos.

A Baixa da Banheira apresenta-se como uma manta de retalhos, nela contrastam várias cores e varias texturas, o seu aspecto é simples e muito carente de infra-estruturas básicas que lhe confiram beleza e qualidade de vida. Desde sempre este pequeno lugar no mundo, acolhe de braços abertos quem nele se refugia, no reino da boa vontade as dificuldades são ultrapassadas e todos aprendem o valor da generosidade.

Aqui, os meus olhos ficam suspensos na solidariedade da população, são notáveis as dificuldade económicas de cada um dos que, com um triste sorriso me estendiam o saco semi-cheio de alimentos, dizendo:

- Desculpe não posso dar mais!

Por minha vontade a resposta seria sempre um abraço, mas nunca deixou de ser um sorriso e um sincero obrigado.

Os alimentos recolhidos irão chegar ao seu destino, ao lar de tantas famílias carenciadas. É fácil perceber onde está o lado mais fraco do triângulo, quando os problemas crescem as forças diminuem e mais que nunca é preciso uma mão amiga.

Lembro que, é a parte mais frágil da sociedade que nos permite tocar em Deus. Carinhosamente podemos alimentar e cuidar este Deus que se revela nos irmãos desprotegidos.

Obrigado “Nova Esperança” por mais este desafio.

Antonia Gato


Sem comentários: